segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018






A LENDA DO GIRASSOL




Quando o mundo ainda não existia e havia apenas a escuridão, Deus decidiu iluminá-lo com o sol e a lua. O sol resplandeceria durante o dia aquecendo a vida na Terra e a lua iluminaria as noites frias e quentes, acarinhando os corações solitários.

Não tardou para que Ele decidisse desenhar constelações com pequenos pontinhos brilhantes no céu, para alegrar as noites, fazer companhia à lua e acalentar a imaginação dos poetas. Assim as estrelas foram criadas.

Dentre elas havia uma em especial, que se encantou pela beleza e a grandeza do sol. Todos os dias ela se apressava e era a primeira a surgir faiscante no céu, só pra poder dar um olá, antes que ele se escondesse. E toda vez que ele se punha, ela chorava e suas lágrimas caíam sobre a terra se transformando no orvalho da noite.

A lua se condoeu com as lágrimas da pequena estrela. Tentava encorajá-la dizendo que ela nasceu para cintilar no firmamento. Mas, não adiantava. A estrelinha não se conformava por ter que se separar todas as noites de um amigo tão especial, que a aquecia e a fazia brilhar mais forte. Ela amava cada raio do sol e o seu calor.

Ao ver tamanha tristeza, a lua pediu a Deus que fizesse algo pela jovem e frágil estrela, cujo brilho se apagava diante da distância do amigo, ao qual tanto admirava.

À vista disso, Deus em sua imensa bondade pediu ao vento que a ajudasse. Este se aproximou da estrelinha e num sopro lhe disse que para realizar o sonho de ficar mais tempo perto do sol, ela teria que deixar o céu e ir morar na Terra. Dessa forma, perderia o seu brilho e não mais poderia ser uma estrela.

Foi assim que ela se transformou em uma estrela cadente e caiu na Terra em forma de semente.

O vento a recebeu com carinho e a plantou com todo o cuidado em uma terra fértil e macia. Regou-a periodicamente com a chuva das nuvens que ele soprava em sua direção.

Não tardou a germinar, desabrochar e a florescer. Conforme crescia procurava sempre seguir o sol. Lentamente suas pétalas foram se abrindo, girando devagarzinho na direção do sol. De tanto acompanhá-lo, suas pétalas se vestiram de dourado, a cor do sol.

É por isso que os girassóis até hoje, explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, como se fossem estrelas de flores aqui na Terra.

Diz a lenda que quando o último girassol desaparecer, o sol se apagará de tristeza, pois não era a flor que girava pra ele. Ela apenas dançava, e ele admirado a seguia.

Amizade e admiração, a identidade de almas raramente encontrada, essa é a história contada na lenda do girassol.

Os sentimentos que nos tiram da escuridão e nos conectam com a essência do nosso ser.

Amigos de verdade não duram dias ou meses, duram anos, toda uma vida e, com certeza, tornam o nosso céu mais estrelado. Feito café da tarde com bolo de fubá. Feito colo que aquece a tristeza. Feito chuva na janela numa tarde de verão. Feito brisa soprando no mar. Feito emoji no Whatss que transforma o dia.

É um querer partilhado feito de abraços, confidências, sonhos, desabafos, zelo, respeito, carinho, admiração... Amigo conhece o amigo só no olhar, feito o sol e o girassol. Tão familiar, tão próximo, tão mágico!!!

A amizade é um amor autêntico. Afeição genuína e linha tênue entre quem somos e o outro é, como o por e o nascer do sol.

É possível que alguns não saibam o quanto são importantes, necessários e estimados por nós. Não tenham a dimensão da nossa admiração e do quanto a sua presença nos aquece. Inclusive aqueles que sentimos como raios de sol, apesar da distância.

Por vezes eles estão tão presentes em nossa vida, que basta um lugar ou uma música para nos lembrarmos deles, tal qual o vento ao soprar no jardim.

Amigos são como uma bênção divina. Indispensáveis para o nosso equilíbrio e harmonia vitais. Sem eles muitas vezes sucumbiríamos. Eles nos fortalecem com o seu acolhimento, amor fraterno e riso solto, alimentando a alma e a esperança na vida, por vezes tão devastada pelo que experimentamos e o mundo tão conturbado em que vivemos.

Quando algum deles se vai pra sempre, sentimos um vazio imenso, feito o girassol que perdeu o seu sol. É por essa razão que rezamos, sem que eles saibam, para que Deus os cuide e preserve num potinho.

Como escreveu certa vez o poetinha: “A gente não escolhe os amigos. Reconhece-os”, da mesma forma que o girassol reconhece o sol...





Dedicado com carinho aos meus amigos presentes e ausentes, do mundo real e virtual.



Shadow/Mariasun Montañés


Licença Creative CommonsA LENDA DO GIRASSOL de MARIASUN MONTAÑÉS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...