sábado, 18 de março de 2017



CARNE FRACA


Enquanto os homens exercem Seus podres poderes
Morrer e matar de fome De raiva e de sede
São tantas vezes Gestos naturais...

Casa cheia de amigos, aquela bagunça gostosa, risadas e boas histórias contadas enquanto o carvão em brasa aquece a grelha. Poucos momentos são tão acolhedores como esses.
O churrasco entre amigos não é uma simples refeição. É mais do que isso! A gente não come e vai embora. É um ritual, muitas vezes passado de pai pra filho. Nele, durante algumas horas, enquanto o cheiro de carne na brasa se espalha pelo ar, sem pressa, os amigos vão se servindo de pedacinhos de carne, de linguiça, de frango, e bebemoram, ao aniversário de alguém, ao time do coração, ao encontro daquele dia... tudo é motivo para "churrascar", e quando não há, a gente inventa, só pra se divertir e se deliciar, seja no campo, na praia ou na varanda do  apartamento.
O churrasco deste sábado já estava programado. O motivo era não apenas o jogo do São Paulo de logo mais, como também, os três anos (em 17/03) da maior operação anticorrupção deste país e do mundo: a Lava Jato, resgatando a credibilidade e a dignidade perdidas. Sim, amigo que é amigo, apoia e comemora a Lava Jato e também esteve junto nas Manifestações pró-impeachment.
Ontem, no entanto, a Polícia Federal não parou para comemorar a data ou quiçá tenha preferido comemorá-la da melhor maneira que sabe fazer: Deflagrou mais uma Operação, a “Carne Fraca”, e desta vez entrou com tudo na despensa da nossa casa, tostando o churrasco de sábado.
Ôxe semaninha do balacobaco esta que passou!!! 
Começou com a Lista do Janot, com 83 pedidos de inquérito contendo 107 nomes com foro privilegiado (prerrogativa de senadores, deputados e Ministros de Estado), além de na tal blacklist estarem arrolados também treze Governadores e três Ex-Presidentes, diga-se, uma lista difícil de digerir até com Engov, aiaiaiai.... Antevendo o que está por vir, nosso eficiente Congresso começou a se esmerar para criar uma lei de anistia ao Caixa2 que na verdade nada mais é do que uma anistia à corrupção e, não satisfeitos, nossos criativos parlamentares, em busca de sobrevida na política, passaram a defender eleições em lista fechada, prevendo que muitos deles serão defenestrados pelos eleitores nas urnas em 2018. Olha que lindo! E.... como se esses acontecimentos fossem poucos para nos revirar literalmente o estômago, nos deparamos com a Operação “Carne Fraca”!!!
Confesso que à medida que fui me inteirando da Megaoperação da Polícia Federal me senti fazendo parte de um filme de terror. De fato, às vezes a realidade chega a superar a ficção.
Foi com assombro e estupefação que ficamos sabendo de mais um repugnante esquema de corrupção, desta vez, envolvendo as duas maiores empresas do ramo de alimentos que operam no setor de processamento de carne bovina, suína, ovina e frango: a BRF e a JBS, com reflexos e nítido descaso pela saúde da população.
A BRF surgiu da fusão Sadia e Perdigão.
A JBS, dona da marca Friboi, cujo sócio oculto seria o Lulinha, filho do Lula, diga-se, o que nunca conseguiu ser provado. No entanto, sendo os da Silva sócios ou não, o fato é que o grupo sempre fez generosas doações às campanhas do PT e, em contrapartida, beneficiou-se e usufruiu de prestimosas linhas de financiamento do BNDES. A JBS é controladora também das marcas Maturatta, Swift, Big Frango e Seara. Uma gigante que surgiu no reinado petista e cresceu com a ajuda do Estado brasileiro, a exemplo de outras conhecidas nossas, como a Odebrecht, Oi, OGX e outros Xs (leia-se Eike Batista), hoje com seus principais executivos sob investigação e/ou presos. Falsos reinos terminam assim. Pena que eles nos arrastem junto para o cadafalso....
Quando pensamos haver visto tudo de mais escabroso que poderíamos ver, ficamos em choque ao saber que essas empresas (BRF e JBS) pagavam vultuosas propinas a Fiscais do setor Agropecuário do Ministério da Agricultura para afrouxar a fiscalização, liberar licenças e certificados permitindo a comercialização de produtos vencidos e fora dos padrões de qualidade, em detrimento da saúde do consumidor. É muito asqueroso isso!!!
Se a Lava Jato já foi o bastante para nos revoltar e indignar, a “Carne Fraca” veio para nos enojar. Os treze anos de PT no poder aparelharam e corromperam até os órgãos de Fiscalização e Vigilância Sanitária. Herança maldita mesmo!!!
As investigações e as provas são sólidas. A apuração demorou dois anos. E a divulgação que foi feita ontem, embora possa parecer precipitada para alguns, era necessária. A população, o consumidor, tinha que ser alertado, independente da repercussão negativa que possa haver ou tenha havido no mercado internacional e até na Bolsa de Valores. Neste caso, a saúde pública deve vir sempre em primeiro lugar. Além do mais, é sabido que o mercado internacional não deve se alarmar ou ficar aflito. A carne que foi exportada era de boa e excelente qualidade; a carne podre, estragada e os restos das vísceras é que ficaram aqui para serem comercializados. 
As investigações em torno das irregularidades começaram com a denúncia encaminhada à Polícia Federal por um servidor do Ministério da Agricultura, que não compactuou em participar do esquema de corrupção e por isso mesmo foi afastado do setor. Ele delatou que a carne da merenda das escolas estaduais do Paraná, estava adulterada. Ao invés de carne de peru, as crianças estavam comendo produtos vencidos, estragados e com componentes cancerígenos.
A partir disso e ao longo de dois anos, a investigação se ampliou e das escolas estaduais do Paraná, chegou às gôndolas dos supermercados de norte a sul, de leste a oeste. E veio a constatação estarrecedora: nas prateleiras e açougues do país havia carnes adulteradas com prazos de validade vencidos e maquiadas com produtos proibidos por lei; carnes podres, vencidas e estragadas estavam sendo tratadas com ácido ascórbico (altamente cancerígeno) para ocultar o gosto e o mau cheiro, linguiças sendo recheadas com cabeças de porco, produtos vencidos sendo re-embalados, com a conivência de Fiscais do Ministério da Agricultura, regiamente recompensados. É de pasmar!!!

Ao mesmo tempo, é desolador saber que apesar de pagarmos caro pelo que consumimos e de termos o cuidado de olhar o prazo de validade nas embalagens, estamos sendo enganados e envenenados aos poucos pela ganância de alguns.... são a carne podre, os agrotóxicos, os transgênicos, o peru com salmonela, o leite com soda cáustica, o embutido empapelado, o pelo de rato no extrato de tomate... São as doenças entrando pela boca. É o descaso. É a não valorização da vida....
Conforme apurou a Receita Federal, que também atua na investigação, os Fiscais que nada fiscalizavam, montaram redes de fast food (imagine os hambúrgueres!) e compraram imóveis em nome de terceiros, para esconder o aumento patrimonial.
Enquanto os homens exercem seus podres poderes....         
Podres poderes.... Como diz o dito popular: quando a "carne é fraca", o homem certamente será corrompido. 

Morrer e matar de fome de raiva e de sede, são tantas vezes gestos naturais... A fraqueza ética e moral de quem por força de ofício deveria fiscalizar e não o fez tantas e tantas vezes como gestos naturais... Carne fraca a do homem diante da cobiça... Não à toa é um dos sete pecados capitais.
Já sabemos o que vai acontecer daqui pra frente, não é mesmo?
Notinha das empresas e de advogados pagos a preço de ouro dizendo que "as companhias sempre adotaram rigorosos controles de qualidade quanto à produção e comercialização de seus produtos, que nunca compactuaram com práticas ilícitas e blábláblá...". Recursos de toda ordem em todas as instâncias judiciais, até que daqui a trocentos anos alguém seja condenado e punido.
É sabido que a punição rápida e imediata é o que coíbe o ilícito, inclusive por seu caráter profilático como medida para coibir e desestimular que outros recorram a práticas iguais ou semelhantes. Mas, o nosso sistema é falho nesse sentido. As inúmeras instâncias e recursos judiciais acabam retardando em demasia as condenações e a aplicação das penas.
Enquanto isso.... o churrasco deste sábado já era. Foi adiado por prazo indeterminado.... Assistimos ao jogo comendo pipoca. Estamos pensando até em comprar uma pipoqueira nova. 

Milho parece ser o mais saudável e palatável por ora...


Enquanto os homens exercem Seus podres poderes....



Shadow/Mariasun Montañés


Licença Creative CommonsCARNE FRACA de MARIASUN MONTAÑÉS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...